Opinião

António Bagão Félix António Bagão Félix

Economicamente, entendo que Portugal precisa de uma economia social de mercado transparente, eficaz, que erradique o desperdício irresponsável de recursos colectivos, e que não seja dispensada de ter âmbito e preocupações sociais. Que saiba melhorar a relação entre crescimento meramente económico e desenvolvimento humano, social, ambiental.

Carlos Tavares Carlos Tavares

Quando a LUSA nasceu, fazia praticamente um ano que o Ministro Miguel Cadilhe tinha iniciado uma nova política económica e financeira com o objectivo de lançar as bases de um crescimento sólido e sustentável que assegurasse um processo de convergência com os novos parceiros da União Europeia. Portugal tinha saído de (mais um) programa de ajustamento acordado com o Fundo Monetário Internacional.

António Mega Ferreira António Mega Ferreira

Não creio que os próximos trinta anos mudem muito a nossa maneira de ser: seria preciso haver um cataclismo para que as fundações da nossa identidade coletiva pudessem ser revolvidas. Mas isso é o que ninguém quer – eu incluído.

Manuel Sobrinho Simões Manuel Sobrinho Simões

Sejam quais forem os modelos a seguir no ensino superior, ciência e saúde será necessário privilegiar o interesse público, assegurar o controlo de qualidade e proceder a uma avaliação independente do desempenho. Vamos ver se conseguimos.