Fechar
Abrir
José Maria Neves José Maria Neves Primeiro-ministro de Cabo Verde

“Temos todas as condições para chegarmos a um patamar mais elevado”

José Maria Neves
José Maria Neves Primeiro-ministro de Cabo Verde

O país teve um percurso muito interessante. Tenho insistido que Cabo Verde fez um percurso de sucesso.

Um país à partida inviável, sem recursos naturais tradicionais, hoje é um país de rendimento médio que cumpre no essencial os objetivos de desenvolvimento do milénio e que tem as bases e os alicerces para o seu desenvolvimento. E para atingir os objetivos e as metas agora consensualizadas nas Nações Unidas.

É um país muito confiante, com prestígio e credibilidade no plano internacional. É um Estado de Direito que funciona e tem estado nos principais rankings internacionais em termos de Democracia, de Liberdade de Imprensa, das liberdades civis e políticas e boa governação. Diria que Cabo Verde fez um percurso muito interessante e tem já as bases e os alicerces para continuar um caminho de progresso e de desenvolvimento.

Dentro de 30 anos espero que seja um país desenvolvido, moderno, com um rendimento ‘per capita’ superior a 12 mil dólares e com um alto índice de desenvolvimento humano.

É claro que isso exige muito trabalho nos próximos anos, mas são sonhos realizáveis e os cabo-verdianos têm uma grande ânsia de desenvolvimento, de busca permanente de dignidade. Acho que os alicerces já estão lá, as bases já estão lá, em momentos muito mais complexos e difíceis e penso que temos todas as condições para no futuro chegarmos a um patamar muito mais elevado.

Voltar atrás